sexta-feira, 16 de março de 2012

III MARCHA DE MULHERES DO NORTE DE MINAS REUNIRÁ 2.000 EM TAIOBEIRAS

As mulheres organizadas norte-mineiras pretendem parar as ruas taiobeirenses. Isso é o que afirma a organização da III Marcha das Mulheres do Norte de Minas que acontecerá no próximo dia 17 de março, mês das mulheres, no município de Taiobeiras, micrroregião do Alto Rio Pardo. Estão sendo esperadas mais de 2 mil mulheres, de cerca de 33 municípios, que marcharão por justiça, liberdade e igualdade.

A última versão da Marcha, que ocorreu em 2011, aconteceu entre os municípios de Nova Porteirinha e Janaúba e contou com a participação de mulheres de toda região, sendo em sua maioria trabalhadoras rurais, totalizando a presença de quase mil mulheres na passeata, segundo dados da Polícia Militar. A primeira versão em 2009, foi em Montes Claros e parou o centro da cidade que é considerada a capital norte-mineira.

Agora, no ano de 2012, a terceira versão pretende continuar chamando a atenção da sociedade para a violência contra a mulher que está em todos os cantos do Norte de Minas, entre outras bandeiras de luta. As atividades começam desde o dia anterior, dia 16, sexta-feira, onde haverá a chegada, acolhida e hospedagem das participantes. No mesmo dia, a partir das 18:00 horas acontecerá uma Mesa Redonda na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras sobre as temáticas da III Marcha que são: Combate à violência contra as mulheres; Trabalho produtivo e reprodutivo das mulheres; Salário digno, com justiça, igualdade e liberdade; e Mineração não é desenvolvimento é destruição. 

No dia da Marcha, dia 17, as mulheres se concentrarão na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras a partir das 07:00 horas da manhã, onde se prepararão com apitos, faixas e balões para parar as ruas da cidade norte-mineira marchando pela a construção de um mundo melhor.  

A III Marcha das Mulheres do Norte de Minas é realizada pela Associação do Coletivo de Mulheres do Norte de Minas e conta com a parceria de diversas organizações sociais entre elas, grande parte dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região, que estão se preparando em grandes caravanas para a participação na Marcha.

Contato:

Maria de Lourdes – STR Porteirinha (38) 9919-3076 e 9197-9223
Elisângela – STR Taiobeiras  (38) 9181-6084 e 9180-6770
Maria Assis – Rio Pardo de Minas (38) 9199-9229

PROGRAMAÇÃO
16/03/2012
18:00 horas –Mesa redonda com discussão política sobre as temáticas da Marcha, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras.

17/03/2012
07:00 horas - Café da manhã e preparação para a Marcha com concentração em frente a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taiobeiras e mobilização com apitos, balões e faixas. Logo após, as mulheres seguirão em Marcha pelas principais ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário